Imagem do post do blog
26 de fevereiro de 2025
Qual a diferença de pensamentos obssessivos e pensamentos intrusivos?

Muitas pessoas já passaram pela experiência de ter um pensamento estranho surgir do nada. Você está dirigindo e, de repente, pensa: "E se eu jogasse o carro na calçada?" Ou está segurando um objeto frágil e sua mente diz: "E se eu simplesmente o derrubasse?" Esses são exemplos de pensamentos intrusivos, ideias inesperadas que surgem sem motivo e desaparecem rapidamente quando não damos atenção a elas.

No entanto, quando esses pensamentos começam a se repetir constantemente e geram angústia, tornam-se pensamentos obsessivos. Imagine alguém que, ao lavar as mãos, sente a necessidade de repetir o processo diversas vezes por medo de estar contaminado, mesmo sabendo racionalmente que suas mãos já estão limpas. Ou alguém que verifica repetidamente se trancou a porta antes de sair de casa, porque teme que algo ruim aconteça se não fizer isso.

Para combater esses pensamentos, a primeira estratégia é não tentar suprimi-los à força. Quanto mais você tenta evitar um pensamento, mais ele tende a voltar. Em vez disso, reconheça sua presença e encare-o como algo passageiro, sem dar importância excessiva. Se surgir um pensamento como "E se eu dissesse algo inapropriado agora?", aceite-o como um ruído mental e siga em frente.

Outra forma prática de lidar com eles é desafiar sua lógica. Se você tem um pensamento obsessivo como "Se eu não fizer essa sequência de ações, algo ruim vai acontecer", pergunte-se: "Tenho provas reais de que isso é verdade?", "Isso já aconteceu alguma vez?". Normalmente, perceber a falta de lógica enfraquece a obsessão.

Além disso, redirecionar a atenção para atividades produtivas pode ser uma excelente ferramenta. Se você fica preso em pensamentos sobre algo que pode dar errado no futuro, tente engajar-se em um hobby, uma caminhada ou uma conversa interessante para ocupar a mente com estímulos positivos.

Caso os pensamentos estejam gerando muita ansiedade, técnicas de respiração profunda ajudam a acalmar a mente. Experimente inspirar pelo nariz contando até quatro, segurar o ar por quatro segundos e expirar lentamente pela boca em seis segundos. Esse exercício ajuda a reduzir o estado de alerta exagerado.

Se os pensamentos obsessivos estiverem interferindo na sua rotina e bem-estar, estou aqui para te ajudar e juntos podemos superar esta fase. Com técnicas específicas, te ensino formas eficazes de lidar com essas situações, ajudando a retomar o controle sobre sua mente e suas emoções.